segunda-feira, 28 de junho de 2010

TEMPERATURA DE COR

As diferentes fontes de luz têm características e qualidades

diferenciadas em relação à cor. Todos nós podemos perceber, por exemplo,
que a luz incandescente é mais amarelada que a luz do sol e que uma luz
fluorescente, por exemplo. A diferença dessas tonalidades é tratada como
temperatura de cor.
O cientista escocês Lord Kelvin fez, no século XIX, um estudo sobre as
temperaturas de cor. Ele usou um corpo de carbono (o qual definiu por
“corpo negro”) e o aqueceu a diferentes temperaturas, anotando a coloração
que ele adquiria. O resultado desse experimento foi tabelado por ele, obtendo
o seguinte padrão.
Podemos observar, através desse experimento, que quanto mais baixa
a temperatura de cor, maior a quantidade de vermelho nessa luz, e quanto
mais alta a temperatura de cor, maior a quantidade de azul nessa luz.
A partir do momento em que os processos coloridos se tornaram
viáveis, os cinematógrafos começaram a ter problemas em relação à
temperatura de cor: as emulsões reagiam de formas diferentes em relação às
diferentes temperaturas de cor.
Sabemos que a luz do sol apresenta variações de temperatura de cor
durante o dia, podendo variar entre 2000 K de manhã e 15000 K no
crepúsculo. A partir disso, foi feito um estudo no qual se definiu que uma
emulsão balanceada a 5600 K reproduziria com maior fidelidade as variações
de temperatura de cor durante o dia.
Paralelamente a isso, um estudo sobre a temperatura de cor das luzes
emitidas pelas lâmpadas halógenas de tungstênio foi feito e se definiu que a
temperatura de cor padrão seria 3200 K.
Como existe a necessidade de se filmar durante o dia (sob a luz do sol)
e dentro de estúdios (com o auxílio de fontes de luz artificiais), começaram aser fabricadas emulsões tungstênio (balanceadas a 3200 K) e daylight
(balanceadas a 5600 K). Esse balanceamento significa que, as emulsões
Apostila de Direção de Fotografia – Básico
Braulio Araujo e Thiago Pronunciato
tungstênio entendem como brancas as fontes de luz a 3200 K e as emulsões
daylight entendem como brancas as fontes de luz a 5600 K.
Hoje, já existem fontes de luz artificiais capazes de emitir luz
balanceada a 5600 K. São elas as lâmpadas de arco voltaico HMI e as luzes
fluorescentes balanceadas.

FONTE: Apostila de Direção de Fotografia – Básico

2 comentários:

Mau Santos disse...

Ótimo artigo. Para complementar e ficar ainda melhor, acho que seria ótimo usar fotografias ilustrando cada temperatura.

Anônimo disse...

Excelente o seu blog! Os artigos são muito bons e esclarecedores! Parabéns!