Se expusermos uma emulsão tungstênio a uma luz 5600 K, obteremos
uma imagem azulada. Já se expusermos uma emulsão daylight a uma luz
3200, obteremos uma imagem alaranjada. Isso acontece justamente pela
qualidade dessas fontes de luz, como pudemos observar na escala de Lord
Kelvin.
No entanto, existem filtros de correção para que essas emulsões
possam ser utilizadas com diferentes fontes de luz. São eles chamados de
filtros de conversão de cor. Se estivermos usando uma emulsão daylight com
luz tungstênio, devemos utilizar o filtro 80 A para atingir o balanceamento de
cor. Agora, se utilizarmos um filme tungstênio numa situação daylight,
devemos utilizar o filtro 85 para atingir o balanceamento de cor. Devemos
ressaltar que esses filtros perdem quantidade de luz, devendo o fotógrafo
compensar essa perda no controle de exposição. Podemos observar melhor a
conversão de cor no gráfico abaixo.
Além dos filtros rígidos de câmera, podemos usar as chamadas
gelatinas para a correção de cor das fontes de luz. Com essas gelatinas
podemos misturar as fontes de luz e corrigir especificamente cada cabeça. A
gelatina correspondente ao filtro 80 A é chamada de Full CTB (Color
Temperature Blue), já a gelatina correspondente ao filtro 85 é chamada de
Full CTO (Color Temperature Orange).
Existem filtros e gelatinas das famílias dos CTO, CTB, 80 e 85, que
fazem a conversão parcial das temperaturas de cor. Essas são possibilidades
estéticas para quando queremos uma imagem mais quente ou mais fria, por
exemplo.
Existem também outros tipos de fontes de luz, que não são
balanceados a 3200 K ou 5600 K. A luz incandescente, por exemplo, emite luz
próxima a 1800 K. Já as luzes fluorescentes (não balanceadas), apresentam
temperatura de cor imensurável e uma saturação de verde em seu espectro.
Para o balanceamento de fontes de luz fluorescente, por exemplo,
existem gelatinas magenta (como já vimos anteriormente, os filtros magenta
bloqueiam a luz verde). A partir do momento que esse verde é retirado das
fontes de luz, conseguimos medir a temperatura de cor e convertê-las de
acordo com a emulsão utilizada.
FONTE: Apostila de Direção de Fotografia – Básico
segunda-feira, 28 de junho de 2010
FILTROS DE CONVERSÃO E CORREÇÃO
Postado por
Eli Artes
às
19:11
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