segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

FOTOGRAFIA INFANTIL - DICAS PARA SE TER O MELHOR DAS CRIANÇAS

Entenda: Elas não querem ser fotografadas, nenhuma criança (ou parte da grande maioria) pensa em ser fotografada. Criança quer brincar! E essa é a primeira lição de quem deseja trabalhar com fotografia infantil deve aprender.
Grande parte do resultado do nosso trabalho deve se a isso, a maneira a qual dirigimos uma cena ou no caso das crianças, deixando que tudo aconteça da maneira delas. É comum o pai ou mãe pedir, exigir ou muitas das vezes gritar que a criança faça uma pose, mas cabe ao fotógrafo administrar esse momento. É ele quem manda ali, e a ordem é NATURALIDADE!  Eu sempre digo que se em uma festa infantil a criança desejar chorar ou simplesmente não sorrir ela deve ser respeitada. Agora prestem atenção, em algum momento ela irá lhe surpreender, então amigo fique atento! Um sorriso, um olhar qualquer que seja o que ela expresse, registre. As fotos não precisam ter dentes amostra para serem boas fotografias, basta que tenham emoção.
Então vamos lá, regrinhas básicas para você ser ótimo com as crianças: Tem que gostar de criança, (PONTO!). Tem que gostar de TODAS as crianças(mesmo aquelas que não estejam sendo seu foco) criança tem um elo uma com outra e todas perceberão se você estiver sendo “gentil” apenas com seu mini-cliente, portanto TODAS são importantes! Até quando não estiver fotografando, repare o mundo delas, o que fazem, as diferenças de temperamento e idades.  Deixe as livres! Elas mandam você as seguem! Se forem bebês, tranqüilo, se estiverem andando prendam a atenção delas. Não adianta gritar pelo nome, não funciona na maioria das vezes. Em vez de dizer “Ei fulana!” diga “Olha!”.  Aponte curiosidades do local onde estão, faça  com que seja interessante tudo que puder ao redor. . Veja desenhos de todas as faixas etárias, escute “Hannah Montana” se for preciso.  Criança brinca para se conhecer e para interagir ao meio se for maior que 03 anos, se for menor ela quer tudo para ela, então dê o mundo na hora para ter em troca a fotografia dos seus sonhos, mas não prometa nada se não puder cumprir. Se nada disso funcionar guarde a câmera e brinque até que ela sinta em você “alguém familiar”, como você irá querer que ela sorria se ela nunca lhe viu na vida!? Quando ela começar interagir, apresente o equipamento, deixe-a tocar ou até mesmo fazer uma foto sua. Ah, não vá vestido de preto, cores vivas por favor, são crianças! Elas precisam enxergar em você algo colorido e alegre, é preciso estar em sintonia com o mundo delas.
Use sua sensibilidade, seu amor e sua criatividade. Aproveite o fato de que na fotografia infantil é impossível não se arrancar suspiros…


FONTE: Retirado do site: http://fazendopose.com.br Texto: Dani Prates
Foto: Minha princesinha Giselle.

2 comentários:

Fernanda Acioly disse...

Olá Elizangela!

Vi seu tópico (antigo) na comunidade de passeios fotográficos de recife.
Como também comecei um blog agora, resolvi vim dar um olá. Você tem experiência a mais tempo, né? :)


Sempre bem vinda as críticas e a experiencia, claro!


Bjs,

Fernanda

Eli Artes disse...

Oi Fernanda...
Obrigada! Fique à vontade e bons conhecimentos!