terça-feira, 7 de setembro de 2010

LENTES E OBJETIVAS

TIPOS DE LENTES


Lentes são elementos ópticos, feitos de vidro ou plástico, capazes de dirigir ou desviar os raios de luz. Existem dois tipos básicos de lentes:
Lentes Convergentes (positivas)

Dirigem os raios de luz para um ponto central. Quanto mais espessa e curva for a superfície de uma lente, maior será sua capacidade de desviar a luz. Isto é medido como sua distância focal - a distância do centro da lente até o ponto no qual convergem os raios paralelos nela incidentes. Quanto menor for a distância focal da lente, mais desviada será a luz.
Lentes Divergentes (negativas)

Desviam os raios de luz a partir de um ponto central para um ângulo mais aberto.
OBJETIVAS

A objetiva é um acessório da câmera fotográfica e um dispositivo óptico composto de um conjunto de lentes utilizado no processo de focalização ou ajuste de foco da cena a ser fotografada. Ela é responsável pela angulação do enquadramento e pela qualidade ótica da imagem. A objetiva á a interface entre a cena e o filme fotográfico e suas características implicarão diretamente na qualidade da fotografia.

Do conjunto de lentes componentes, resultará uma distância focal resultante, a qual será a distância focal da objetiva.
Ela é a parte mais importante de qualquer câmera. para uma boa fotografia é indispensável uma boa objetiva. Sua qualidade é avaliada pela sua definição e nitidez da imagem. Embora uma objetiva seja de boa qualidade, pode não se prestar ao que se pretende realizar com ela.
A característica que mais distingue uma objetiva de outra é a distância focal - distância existente entre a objetiva e o plano de foco, quando a objetiva está focada para o infinito (uma grande distância, da qual os raios de luz chegam na objetiva praticamente paralelos). É comum definir-se uma objetiva por sua distância focal ou por sua distância focal relativa (normal, curta e longa).
A distância focal da objetiva também controla a ampliação (tamanho da imagem produzida pelas lentes) e o ângulo de visão (a porção de cena inclusa na imagem). Uma objetiva de curta distância focal (lente mais fina), desvia bastante os raios de luz. estes focam, portanto, bem perto da objetiva e formam uma imagem pequena do objeto focado. Já uma objetiva de grande distância focal (lente mais grossa), desvia pouco os raios de luz, portanto, maior será a ampliação da imagem e mais longe das lentes ela se formará.
Ao se utilizar uma objetiva de grande distância focal, teremos um ângulo de visão menor e, portanto, maior será o tamanho relativo do objeto focalizado. Com uma objetiva de menor distância focal, teremos um maior ângulo de visão e, portanto, a fotografia abrangerá uma maior porção de cena na qual o objeto focalizado aparecerá com um tamanho relativo mais reduzido.
Para entender tal fenômeno, pode-se pensar naquilo que acontece quando fazemos um círculo utilizando nosso polegar e o dedo indicador. À medida que afastamos o círculo de nossa vista, vamos reduzindo nosso ângulo de visão, abrangendo, desta forma, uma porção de cena cada vez menor. Já, à medida que o aproximamos da vista, mais porção de cena conseguimos ver através dele, pois o ângulo de visão é maior.
Basicamente, existem três tipos de objetivas:

  1. as grande-angulares que, quando radicais, levam o nome de olho-de-peixe (fish eye),
  2. as normais
  3. e as teleobjetivas.
Também existem lentes especiais Zoom e Macro.
Para saber classificá-las, é necessário descobrir a objetiva normal, mas, para isso, temos que aprender o que é distância focal. Quando a imagem entra na câmera escura, ocorre sua inversão e é desse ponto até o plano do filme que medimos a distância focal de uma objetiva.
Se calcularmos a diagonal no fotograma que a janela do obturador produz e transportarmos essa medida para a distância focal, teremos uma normal, ou seja, uma objetiva onde as relações de distância não se alteram. Ex.: A diagonal do fotograma 35mm é de, aproximadamente, 43mm; assim, sua objetiva normal seria uma 43mm, mas, no caso da 35mm, aceita-se a 50mm como normal por uma questão de mercado e pela sua facilidade de construção.
Uma vez descoberta a normal, toda objetiva que tiver uma distância focal maior será uma tele e a que tiver distância focal menor será uma grande-angular.
Sempre que se fala em fotografia de produtos, se fala em qualidade e muito deste conceito está contido na escolha apropriada das objetivas, o conceito está contido na escolha apropriada.
Como se sabe, uma objetiva será normal para seu formato de câmara, quando a distância focal da mesma é aproximadamente igual ao valor da diagonal do formato, ou seja, numa 4x5, sua normal terá 150mm. de distância focal, numa 5x7, a normal será de 210mm. de D.F. e, para 8x10, a D.F. normal será de 300mm.
Nas câmaras de formato médio são normais objetivas com distâncias focais de 75mm., 90mm., respectivamente para formatos de 6x6cm. e 6x9cm. Nos pequenos formatos, 50mm. é a distância focal normal.
Na escolha de objetivas para produtos, devemos possuir uma normal, uma grande angular média e algumas de distâncias focais maiores que a normal (TELES).
Todas as objetiva deverão ser tratadas para correção cromática, assim como corrigidas todas as aberrações fundamentais (esférica, etc.). Uma boa definição e luminosidade acrescentarão qualidade e maneabilidade no trabalho diário.
Quando falamos de características, cada objetiva, por sua construção, tem as seguintes diferenças:

  1. Distorção de borda: Causada pelo arredondamento das lentes.
  2. Profundidade de Campo: Alterada pela mudança de distanciamento ou aproximação do enquadramento.
  3. Luminosidade: Para uma objetiva ser bastante luminosa, é necessário que ela tenha um diafragma bem aberto, mas, para isso, é preciso que ela seja construída com material de boa qualidade (portanto, mais cara), caso contrário, não será possível uma grande abertura.
  4. Foco mínimo: É a menor distância na qual se obtém foco.
  5. Relação de planos: As objetivas alteram a relação de distância de acordo com o enquadramento escolhido.
Em geral, uma típica objetiva fixa possui dois anéis: o de abertura (o mais próximo do corpo da câmera), e o de foco que mostra as distâncias em que o motivo está da câmera (em metros e polegadas). A escala de profundidade de campo fica localizada, geralmente, entre esses dois anéis. Dessa forma, assim que se regula a abertura e o foco de uma cena, já se pode ter uma noção da extensão que ficará em foco na frente e atrás do motivo principal.
Explicando melhor: depois de escolher o motivo, faça o foco e selecione uma abertura, por exemplo F=16. Procure em seguida, na escala de foco, os números que indicam as distâncias relativas à abertura F=16: uma delas deve indicar a distância mais próxima e a outra, a mais distante. Dentro destes dois intervalos, qualquer coisa deverá ficar em foco.
Anel de Escala de Abertura do Diafragma:
2, 2.8, 4, 5.6, 8, 11, 16, 22
Anel de Escala de Profundidade de Campo:
22, 16, 8, 4 <> 4, 8, 16, 22
Escala de Distância - foco em metros (m):
0.45, 0.5, 0.6, 0.8, 1, 1.5, 2, 3, 10
Escala de focos em pés (ft). Um (1) metro é igual a 3.28 pés e 1 pé é igual a 0,3048 metros:
1.55 (0,5 m), 1.8 (0,55m), 2.2 (0,7m), 3 (0,9m), 4 (1,2m), 6 (1,8m), 8 (2,4m), 15 (4,6m)

TIPOS DE OBJETIVAS

Como já dissemos, a principal característica que distingue uma objetiva de outra é a sua distância focal. Neste sentido, existem três tipos básicos de objetivas: normal, teleobjetiva e grande angular.
Normal ou Padrão:

Quando a distância focal de uma objetiva (linha pontilhada) é aproximadamente igual à diagonal do negativo (linha tracejada), considera-se esta objetiva "normal". Quando apontada para um motivo (que está simbolizado, no desenho, através do círculo), capta raios luminosos num ângulo de aproximadamente 50° - o mesmo do olho humano projetando-os contra o filme sob o mesmo ângulo.

A objetiva normal (ou Standart) possui uma distância focal (linha pontilhada) aproximadamente igual à diagonal do filme ou negativo utilizado (linha tracejada). Por exemplo, uma objetiva de 50mm. é normal para uma câmera de 35mm., cuja diagonal do negativo mede cerca de 45mm. Quando apontada para o motivo, capta raios luminosos num ângulo de aproximadamente 46° graus - o mesmo ângulo útil do olho humano - projetando-os contra o filme sob o mesmo ângulo.
São as objetivas de 35mm., 45mm., 50mm. e 55mm. Geralmente para as objetivas de 50mm., mais ou menos 3 metros já é considerado infinito.
Teleobjetiva ou Objetiva de Foco Longo:
Numa teleobjetiva, a distância focal (linha pontilhada) é consideravelmente maior que a diagonal do filme ou negativo utilizado (linha tracejada). Assim, a luz entra na máquina segundo um ângulo mais agudo que o da visão humana, o que permite obter uma imagem muito aumentada de uma pequena área. O ângulo de visão é mais restrito. Para uma câmera de 35mm., por exemplo, uma lente de 135mm. proporciona um ângulo de visão de cerca de 16° graus.
As teleobjetivas aproximam as cenas (aumentam o tamanho da imagem) e reduzem a quantidade de cena que será incluída no filme, permitindo trabalhos a longas distâncias. A profundidade de campo é bastante reduzida e também é diminuída a sensação de perspectiva entre os planos da cena.


Para as câmeras de 35mm., usam-se muito e com bons resultados: lentes de 105mm.; enquanto para as máquinas Reflex 6X6cm. a teleobjetiva correspondente é a de 200mm.
São as objetivas de 210mm. até 2.000mm. O ângulo de visão é fechado. A Teleobjetiva é usada para integrar um indivíduo ao ambiente.
Grande-Angular:
Aqui, a distância focal da objetiva (linha pontilhada) é cerca de 2/3 da diagonal do negativo (linha tracejada). Isto a define como uma grande angular, pois proporcionam um maior ângulo de visão. As objetivas do tipo grande angular tem um ângulo de visão de 75° graus, ou cerca de 50% mais do que o olho pode ver nitidamente olhando o mesmo objeto. A distância focal mais comum de uma grande angular para uma câmera 35mm. é de 28mm; para uma Reflex de duas objetivas, seria de 55mm. Por exemplo, uma objetiva de 28mm. para uma câmera de 35mm., o ângulo de visão é de cerca de 73% graus.
A relação acima implica em uma profundidade de campo maior em comparação a uma objetiva normal, além do que perspectivas mais acentuadas, podendo, em alguns casos, distorcer os cantos da imagem.
É importante notar que uma objetiva de 50mm., que é normal para uma câmera 35mm., é uma grande angular para uma câmera 120.
São as objetivas de 4mm., 6mm., 12mm., 16mm., 18mm., 20mm., 24mm., 28mm. e 40mm. Usada para ambientes amplos internos ou externos. A mais usada é a objetiva de 28mm., que fotografa um ângulo de quase 90 graus.
As objetivas de grande-angular são usadas para se fotografar uma imagem com ângulo grande e na qual não se tem muito espaço físico para se trabalhar. Em fotos com grande-angular é preferível usar uma objetiva fixa ao invés de outra com zoom, pois pode-se tremer ao fotografar a imagem.
Semi-Teleobjetiva:
São as objetivas de 60mm., 70 mm., 100mm., 105mm., 120mm., 135mm., 180mm., 200mm. Perfeitas para capturar fotos de um ângulo mais alto, ou ainda quando se quer capturar os detalhes de um assunto sem ter que se aproximar demais.

FONTE: Retirado do site: 


Nenhum comentário: